O ano era 1988, crescente a cada dia que passava a necessidade de que a categoria profissional dos trabalhadores no setor de bares e restaurantes, em especial os garçons, tivesse uma representação que pudesse defender-lhes os direitos trabalhistas assegurados pela legislação em vigor. Inúmeras vinham sendo as represálias e os desrespeitos pelos quais a categoria vinha passando.

Tudo vinha conspirando contra os trabalhadores, pois a cada dia era mais forte a atuação patronal e o arroxo aumentava.
Uma gota d’água, no entanto, fez o copo entornar de vez.
Funcionários lotados então na Vale foram demitidos após reivindicarem o cumprimento de acordo coletivo e da legislação. Assim, um grupo de abnegados decidiu por fundar uma entidade sindical que pudesse representa-los e consequentemente os demais integrantes da categoria dispersos pelos vários estabelecimentos comerciais do município e da região.
Nascia, assim, em 01 de janeiro de 1989, o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares, Estabelecimentos de Hospedagem e Alimentação Preparada, Asseio e Conservação, Edifícios, Condomínios, Conservação de Elevador (es), de Lavanderia e Similares, Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas, de Saunas e de Empresas de Refeições Coletivas de Uberaba e Região, ou Secosaer (Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro de Uberaba e Região).